Texto didático: Mona Lisa


Mona Lisa é uma famosíssima obra de arte feita pelo italiano Leonardo Da Vinci. O quadro retrata uma mulher com um sorriso tímido e uma expressão introspectiva. O seu estereotipo representa o padrão de beleza da época. 

A pintura de Mona Lisa foi iniciada em 1503, no período denominado Renascimento. O quadro mede 77 cm × 53 cm, e a técnica utilizada é o sfumato.  Em 1516, Da Vinci levou a obra da Itália para a França. A obra passou por várias mãos, chegando até mesmo a ser roubada. Atualmente, o quadro fica exposto no Museu do Louvre, em Paris, França. 

Uma das grandes discussões no meio artístico é sobre a mulher representada no quadro. Muitos historiadores acreditam que a modelo do quadro seja a esposa de Giocondo, um influente comerciante italiano, e por isso, a obra também é chamada de Gioconda.

Mona Lisa é, certamente, a mais famosa e importante obra de arte da história, sendo avaliada, na década de 1960, em cerca de 100 milhões de dólares americanos, lhe conferindo, também, o título de objeto mais valioso, segundo o Guinness Book.

GLOSSÁRIO:
Leonardo Da Vinci: cientista, matemático, engenheiro, inventor, pintor, escultor, arquiteto, poeta, músico, etc.
Renascimento: período da História, entre fins do século XIII e meados do século XVII, marcado por transformações.
Sfumato: técnica artística usada para gerar gradientes perfeitos na criação de luz e sombra.
Museu do Louvre: um dos maiores e mais famosos museus do mundo.