Plano de aula: Cultura Afro-brasileira


Eixo norteador: Cultura afro-brasileira
Tema transversal: História, Geografia, Artes, Literatura.
Conteúdo: Conto africano, Confecção de trabalho de artes, aula expositiva e dialogada sobre o tema do livro com ênfase na estética da cultura africana.
Duração da aula: Duas aulas de 50 minutos.
Faixa etária: 9 e 10 anos.
Objetivo geral: Valorizar a cultura afro-brasileira.
Objetivos específicos:
·                     Proporcionar uma reflexão sobre padrões estéticos e culturais.
·                     Valorizar a diversidade cultural.
·                     Possibilitar ampliação do repertório artístico-visual dos/as alunos/as.
·                     Confeccionar um mural sobre o tema.
Recursos:
Aula teórica: Data-show, computador e arquivos, livro “O Casamento da Princesa”, do autor Celso Sisto
Aula prática: Papel A4, revistas, tesoura, cola, canetinha, lápis de cor, miçangas.
Metodologia:
Aula teórica: Apresentação do livro e do autor – leitura coletiva complementada com observações do professor e dos alunos.  Sugere-se o uso de recursos sonoros, como pau-de-chuva ou tambores para dramatizar a história. Apresentação do referencial visual – análise comentada. Os/as alunos/as devem manifestar suas opiniões a respeito das imagens. O professor intervém trazendo outras informações sobre o tema no intuito de sensibilizar os/as alunos/as. (Devem ser enfatizadas as características estéticas).
Aula prática: Apresentação da proposta, organização da sala em grupos de 4. Os/as alunos /as deverão criar um desenho de um personagem africano, com base na história lida.
Avaliação:
Durante as aulas serão avaliados o envolvimento, a curiosidade, a participação e o aprendizado das crianças.  
Referências:
Quintão, Antônia Aparecida. Professora, existem Santos negros? Histórias de identidade religiosa negra. In: SANTOS, Gislene Aparecida dos (Coord.). Coleção Percepções da diferença- Negros e brancos na escola. Núcleo de Apoio às Pesquisas em Estudos Interdisciplinares sobre o Negro Brasileiro (NEINB). Universidade de São Paulo- USP.Vol.2, 2007



ANEXO I

BIOGRAFIA
Celso Sisto é escritor, ilustrador, contador de histórias do grupo Morandubetá (RJ), ator, arte-educador, crítico de literatura infantil e juvenil, especialista em literatura infantil e juvenil, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutorando em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e responsável pela formação de inúmeros grupos de contadores de histórias espalhados pelo país. Tem 34 livros publicados para crianças e jovens e já recebeu vários prêmios pela qualidade de sua obra, dentre eles o prêmio de autor revelação (FNLIJ, 1994) e ilustrador revelação (FNLIJ, 1999). Fonte: http://www.celsosisto.com/?pg=3601