Plano de aula: Música e matemática



Atividade 1
Ritmo

Idade

0 a 3 anos

Ano de escolaridade

Maternal I e II

Objetivos

  • Trabalhar o ritmo musical.
  • Estabelecer relações entre a letra e o ritmo da música com gestos corporais.
  • Trabalhar a dicção, a atenção, a integração social e a memorização.
  • Trabalhar a ilustração e interpretação da linguagem cantada/falada.


Metodologia




Organização da turma em círculo sentada no chão ou em cadeiras.
Apresentação da cantiga: Os alunos batem palma e cantam imitando o(a) professor(a).
Registro: Os alunos ilustram o que entenderam da letra da música.

Sugestão: Os desenhos das crianças podem ser utilizados para compor um mural para ilustrar a música favorita da turma.


Recursos

Música, papel e lápis (ou giz de cera).


Avaliação

Acompanhamento do ritmo, sincronização do som com os gestos, dicção, atenção, integração social, memorização, interpretação e ilustração.


Referências bibliográficas

Abalos, Cristina M. Brigadão. Atividades Rítmicas.
Fonte: http://www.artesocial.org.br/

Brasil, Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular para a Educação Infantil. Brasília, 1998.


MÚSICAS  0 a 3 ANOS




A Formiguinha
Fui no mercado comprar café
Veio a formiguinha e subiu no meu pé
Eu sacudi,sacudi,sacudi
Mas a formiguinha não parava de subir

Fui no mercado comprar melão
E a formiguinha subiu na minha mão
Eu sacudi,sacudi,sacudi
Mas a formiguinha não parava de subir

Fui no mercado comprar um giz
Veio a formiguinha e subiu no meu nariz
Eu sacudi,sacudi,sacudi
Mas a formiguinha não parava de subir




Borboletinha
Borboletinha tá na cozinha
fazendo chocolate
para a madrinha
Poti, poti
perna de pau
olho de vidro
e nariz de pica-pau pau pau

Cabeça, ombro, joelho e pé
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Cabeça, ombro, joelho e pé



TEXTO 1 – RCNEI: Música (Recortes)


Participar de brincadeiras de roda ou de danças circulares favorece o desenvolvimento da noção de ritmo individual e coletivo, introduzindo as crianças em movimentos inerentes à dança.

Brincadeiras tradicionais na qual a cada verso corresponde um gesto, proporcionam a oportunidade de descobrir e explorar movimentos ajustados a um ritmo, conservando fortemente a possibilidade de expressar emoções.

Os batimentos rítmicos corporais (palmas, batidas nas pernas, pés etc.) são observados e reproduzidos com cuidado, e, evidentemente, a maior ou menor complexidade das estruturas rítmicas dependerá do nível de desenvolvimento de cada criança ou grupo.



Atividade 2

Idade
4 e 5 anos
Ano de escolaridade

1° e 2° períodos
Objetivos
  • Trabalhar a matemática através da música.
  • Estabelecer relações entre a letra da música com os numerais e quantidades.
  • Trabalhar a memorização, a sequenciação e a seriação.
  • Representar a música através de desenhos.
  • Estimular o raciocínio lógico-matemático.

Metodologia



Organização da turma em círculo sentada em cadeiras.
Apresentação da cantiga: Os alunos batem palmas e fazem mímicas conforme a orientação do(a) professor(a). Os instrumentos musicais são utilizados pelo(a) professor(a) para a marcação do tempo: os alunos acompanham.
Leitura coletiva e exploração das palavras da letra da música impressa em letras grandes ou exposta no quadro. As quantidades e numerais expressos nas letras das músicas deverão observados e podem ser registrados ou representados pelos alunos. O(a) professor(a) pode questionar os alunos, por exemplo: “- Quantas pontas tem o meu chapéu?”, ou estimular a interpretação da música conforme considerar conveniente.

Registro:
  1. Ilustração de cada parte da música separadamente.
  2. Organização das ilustrações de acordo com a sequencia que a música apresenta.
  3. A partir da escolha de um personagem ou objeto mencionado na música, o professor desenvolve aula de desenho orientado.

Sugestão: As sequencias ilustradas poderão ser coladas em faixas ou no caderno.

Recursos
Música, papel A4, impressão ou quadro e giz, lápis de cor.
Avaliação
Relações estabelecidas entre a música e os numerais que ela apresenta. Memorização, sequenciação e seriação. Criatividade na representação da música.

Referências bibliográficas
Abalos, Cristina M. Brigadão. Atividades Rítmicas.
Fonte: http://www.artesocial.org.br/

Brasil, Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular para a Educação Infantil. Brasília, 1998.

MÚSICAS 4 a 5 ANOS


O Meu Chapéu Tem Três Pontas

O meu chapéu tem três pontas
Tem três pontas o meu chapéu
Se não tivesse três pontas
Não seria o meu chapéu

Um, dois, feijão com arroz
Um, dois,
Feijão com arroz;
Três, quatro,
Feijão no prato;
Cinco, seis,
Feijão inglês;
Sete, oito,
Comer biscoito;
Nove, dez,
Comer pastéis
A Pulga
Um, dois, três
Quatro, cinco, seis
Com mais um pulinho
Estou na perna do freguês

Um, dois, três
Quatro, cinco, seis
Com mais uma mordidinha
Coitadinho do freguês

Um, dois, três
Quatro, cinco, seis
Tô de barriguinha cheia
Tchau
Good bye
Auf Wiedersehen


TEXTO 2 - Atividades rítmicas (Resumo)


Autora: Cristina M. Brigagão Abalos

As atividades rítmicas são indicadas para fazer com os alunos no início das aulas. É um momento em que todos se exercitam juntos, afinados e fazendo a mesma coisa. É muito diferente do que chegar na classe e começar a falar “ei menino, fica quieto, vai para o seu lugar”.
Imaginem que, assim como nós, as crianças vieram de casa com as mais variadas impressões. O que essa criança viveu desde a hora que acordou até a hora que chegou na classe?
A função principal dos exercícios de ritmo é harmonizar estas crianças e dispô-las para a aprendizagem. De forma lúdica e alegre, ensinam-se joguinhos, poemas e canções executados por todos, com muito movimento e ritmo, “afinando” a turma. Também se trabalham o esquema corporal, espacialidade, dicção, atenção, integração social e muitos outros aspectos.
A longo prazo, o trabalho rítmico desenvolve qualidades e cria disposições e habilidades para o trabalho teatral.