Plano de aula: Os seres vivos


Eixo norteador: Ciências naturais 
Tema transversal: Geografia, Artes, Matemática, Música 
Conteúdo: Estabelecimento de algumas relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais. 
Duração da aula: Três aulas de 50 minutos 
Faixa etária: Três anos – Maternal II 
Objetivos
·                     Identificar os animais
·                     Ampliar a compreensão que a criança tem sobre o mundo natural
·                     Fazer relações entre diferentes espécies, suas características e suas necessidades vitais
·                     Conhecer o habitat natural de algumas espécies
·                     Trabalhar o respeito aos seres vivos
·                     Aprofundar os estudos nas características de uma espécie
·                     Estudar as características da galinha
Recursos
Galinha, pintinhos e ovos, imagens de galinha, pintinhos e ovos, recurso áudio visual (data-show, som e computador), papel A3, lápis de cor, músicas do DVD “A galinha pintadinha”, Livro de estória “Eu protejo a natureza”
Metodologia
Fase 1: O professor apresenta o conteúdo a ser estudado convidando os alunos a cantar o preâmbulo “Pintinho Amarelinho” e em seguida sonda o conhecimento prévio dos alunos com perguntas:
- Você tem algum animal de estimação? Qual? Quem cuida dele? O que ele come? Como ele chama? Onde ele vive? - Ele tem pêlo? Pata ou perna? Bico? Penas? (Devem ser enfatizadas as características dos animais)
Fase 2: Leitura de uma história sobre animais.
Fase 3: O professor passa clipes da Galinha Pintadinha.
Fase 4: O professor mostra aos alunos imagens de galinha, pintinhos e ovos e solicita que os alunos observem as características. Enquanto observam, descrevem, e fazem a contagem dos ovos, etc...
Sugestão: O professor leva para a sala de aula uma galinha, pintinhos e ovos.
Fase 5: Desenho orientado: O professor distribui lápis de cor e papel A3 e realiza no quadro da sala o passo a passo do desenho de uma galinha, com ênfase nos detalhes já observados, enquanto os alunos copiam o desenho no papel.
Fase 7: O professor passa o clipe da Galinha Pintadinha
Sugestão: Ensaios para apresentação de dança com a música.  
Avaliação
Durante as aulas serão avaliados o envolvimento, a curiosidade, a participação e o aprendizado das crianças.  
Referências
Gombert, Jean-René. Eu protejo a natureza. São Paulo: Editora A Girafa, 2007
BRASIL.  Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. (Pág.188 a 190).



Anexos 
Meu Galinho
(CD Galinha pintadinha 2)
Há três noites que eu não durmo, olará !
Pois perdi o meu galinho, olará !
Coitadinho, olará ! Pobrezinho, olará !
Eu perdi lá no jardim.
Ele é branco e amarelo, olará !
Tem a crista vermelhinha, olará !
Bate as asas, olará ! Abre o bico, olará !
Ele faz qui-ri-qui-qui.
Já rodei em Mato Grosso, olará !
Amazonas e Pará, olará !
Encontrei, ola rá ! Meu galinho, olará !
No sertão do Ceará ! 


Pintinho Amarelinho
(CD Galinha pintadinha 2)
Meu pintinho amarelinho
Cabe aqui na minha mão
Na minha mão
Quando quer comer bichinhos
Com seus pezinhos ele cisca o chão
Meu pintinho amarelinho
Cabe aqui na minha mão
Na minha mão
Quando quer comer bichinhos
Com seus pezinhos ele cisca o chão
Ele bate as asas,
ele faz piu piu
Mas tem muito medo
É do gavião
Ele bate as asas,
ele faz piu piu
Mas tem muito medo
É do gavião

  
Galinha Pintadinha
Pó pó pó pó pó...
A Galinha Pintadinha
e o Galo Carijó
a galinha usa saia
e o galo paletó
A galinha ficou doente
e o galo nem ligou
e os pintinhos foram correndo
pra chamar o seu doutor
o doutor era o peru
a enfermeira era um urubu
e a agulha da injeção
era a pena do pavão
Uiiiii!
Pó pó pó pó pó...
A Galinha Pintadinha
e o Galo Carijó
a galinha usa saia
e o galo paletó
A galinha ficou doente
e o galo nem ligou
e os pintinhos foram correndo
pra chamar o seu doutor
o doutor era o peru
a enfermeira era um urubu
e a agulha da injeção
era a pena do pavão
Uiiiii!
Pó pó pó pó pó...