Texto didático: Arte na pré-história


Os primeiros artistas da humanidade foram os homens da pré-história. Segundo os arqueólogos, eles começaram a criar os objetos artísticos na tentativa de controlar ou acalmar as forças da natureza.


Para pintar, o homem produzia suas próprias tintas misturando terra (geralmente avermelhada por ser rica em minérios) com carvão, sangue e gorduras de animais. Utilizava os dedos e, provavelmente, também pincéis rudimentares (como tocos de madeira). A qualidade porosa das pedras das grutas favorecia a retenção das tintas, conservando as manifestações artísticas primitivas intactas durante muito tempo.
Os homens pré-históricos realizaram também trabalhos em escultura, representado animais e figuras humanas, principalmente figuras femininas, conhecidas como Vênus. Também construiram monumentos de pedras colossais, que serviam de câmaras mortuárias ou de templos, sendo o mais famoso o de Stonehenge, na Inglaterra.
Na música, os gritos, os gestos, os cantos, eram utilizados nos cultos religiosos, na comunicação tribal e na guerra. Criaram-se instrumentos rudimentares, feitos com ossos, madeira e pedra lascada, tais como flautas, tambores, arpas, etc.
Cantar e dançar sempre foram afazeres sociais – um centro de interesses para, talvez, vilas e tribos em todo o mundo.