Trata-se
de um JOGO DA MEMÓRIA, com objetos reais expostos em um conjunto diversificado,
modificado pelo ministrante por várias vezes sucessivas. Os participantes são
desafiados a perceberem qual foi o objeto retirado ou acrescentado. O jogo se
destina à criança que possua entre quatro a cinco anos.
·
Estimular o desenvolvimento lógico-matemático;
·
Trabalhar a noção de quantidade;
·
Induzir a observação e percepção do espaço;
·
Trabalhar o conhecimento social;
·
Estimular o conhecimento físico.
Recursos
Os
materiais utilizados são: uma caixa, um tecido e um conjunto de objetos
diversos: pena, chapéu, lápis recolhido na hora, brinquedo, óculos, pente,
bola, relógio, maçã...
O
prelúdio cantado funciona como uma espécie de ritual para maior envolvimento das
crianças. O conhecimento físico é trabalhado desde a escolha de cada objeto,
que pode ser familiar ou desconhecido, e até mesmo propositalmente inserido para
gerar questionamentos. É importante que o conjunto fique harmonioso, alternando
tamanhos diversificados, cores chamativas, funções diferentes e que possam ser
facilmente assimilados pelas crianças, pois assim serão memorizados e as
crianças não terão dificuldade em falar o nome, por exemplo. Os objetos devem
ser escolhidos de acordo com a faixa etária e com o nível de desenvolvimento da
turma: quanto menos idade, maiores, mais fáceis de assimilar e em menor
quantidade deverá ser exposta os objetos.
A
distribuição espacial do jogo também favorece o desenvolvimento físico.
Enquanto uma criança memoriza, identifica os nomes de cada um e estabelece uma
relação de significados. Dessa forma, o conhecimento social é trabalhado.
Para
dar oportunidade à todos, o professor deve permanecer atento às crianças que
acertarem em várias rodadas consecutivas, e intervir de modo que a brincadeira
continue, chamando as crianças que acertam mais para ajudar a modificar o
conjunto.
1.
Cantar o prelúdio: “Dessa caixa, minha gente, muita coisa vou tirar. Prestarei muita
atenção para poder adivinhar” ;
2. Retirar
os objetos, um a um, e posiciona-los no chão;
3. Cobrir
com o tecido;
4. Solicitar
que os participantes fechem os olhos;
5. Retirar
algum componente por debaixo do pano e esconde-lo na caixa da Pandora;
6. Retirar
o pano e solicitar que as crianças identifiquem;
7. Após
identificar, a criança vencedora se posiciona ao lado do ministrante para
retirar o próximo objeto;
8. Cantar
o prelúdio;
9. Começar
uma nova rodada.