Atividade
1
|
Ritmo
|
Idade
|
|
Ano
de escolaridade
|
Maternal
I e II
|
Objetivos
|
|
Metodologia
|
Organização
da turma em círculo sentada no chão ou em cadeiras.
Apresentação
da cantiga: Os alunos batem palma e cantam imitando o(a) professor(a).
Registro:
Os alunos ilustram o que entenderam da letra da música.
Sugestão:
Os desenhos das crianças podem ser utilizados para compor um mural para
ilustrar a música favorita da turma.
|
Recursos
|
Música,
papel e lápis (ou giz de cera).
|
Avaliação
|
Acompanhamento
do ritmo, sincronização do som com os gestos, dicção, atenção, integração
social, memorização, interpretação e ilustração.
|
Referências
bibliográficas
|
Abalos, Cristina M.
Brigadão. Atividades Rítmicas.
Fonte: http://www.artesocial.org.br/
Brasil, Ministério da
Educação e do Desporto. Referencial
Curricular para a Educação Infantil. Brasília, 1998.
|
MÚSICAS
|
A Formiguinha
Fui no mercado comprar
café
Veio a formiguinha e subiu no meu pé Eu sacudi,sacudi,sacudi Mas a formiguinha não parava de subir
Fui no mercado comprar
melão
E a formiguinha subiu na minha mão Eu sacudi,sacudi,sacudi Mas a formiguinha não parava de subir
Fui no mercado comprar
um giz
Veio a formiguinha e subiu no meu nariz Eu sacudi,sacudi,sacudi Mas a formiguinha não parava de subir |
Borboletinha
Borboletinha tá na
cozinha
fazendo chocolate para a madrinha
Poti, poti
perna de pau olho de vidro e nariz de pica-pau pau pau
Cabeça, ombro,
joelho e pé
Cabeça, ombro, joelho
e pé
Joelho e pé Cabeça, ombro, joelho e pé Joelho e pé
Olhos, ouvidos, boca e
nariz
Cabeça, ombro, joelho e pé |
TEXTO 1 – RCNEI: Música (Recortes)
|
Participar de brincadeiras de roda ou de danças
circulares favorece o desenvolvimento da noção de ritmo individual e
coletivo, introduzindo as crianças em movimentos inerentes à dança.
Brincadeiras tradicionais na qual a cada verso
corresponde um gesto, proporcionam a oportunidade de descobrir e explorar
movimentos ajustados a um ritmo, conservando fortemente a possibilidade de
expressar emoções.
Os batimentos rítmicos corporais (palmas, batidas
nas pernas, pés etc.) são observados e reproduzidos com cuidado, e,
evidentemente, a maior ou menor complexidade das estruturas rítmicas
dependerá do nível de desenvolvimento de cada criança ou grupo.
|
Atividade 2
|
|||
Idade
|
4 e 5 anos
|
||
Ano de escolaridade
|
1° e 2° períodos
|
||
Objetivos
|
|
||
Metodologia
|
Organização da turma
em círculo sentada em cadeiras.
Apresentação da
cantiga: Os alunos batem palmas e fazem mímicas conforme a orientação do(a)
professor(a). Os instrumentos musicais são utilizados pelo(a) professor(a)
para a marcação do tempo: os alunos acompanham.
Leitura coletiva e
exploração das palavras da letra da música impressa em letras grandes ou
exposta no quadro. As quantidades e numerais expressos nas letras das músicas
deverão observados e podem ser registrados ou representados pelos alunos.
O(a) professor(a) pode questionar os alunos, por exemplo: “- Quantas pontas
tem o meu chapéu?”, ou estimular a interpretação da música conforme
considerar conveniente.
Registro:
Sugestão: As
sequencias ilustradas poderão ser coladas em faixas ou no caderno.
|
||
Recursos
|
Música, papel A4, impressão
ou quadro e giz, lápis de cor.
|
||
Avaliação
|
Relações estabelecidas
entre a música e os numerais que ela apresenta. Memorização, sequenciação e
seriação. Criatividade na representação da música.
|
||
Referências
bibliográficas
|
Abalos, Cristina M.
Brigadão. Atividades Rítmicas.
Fonte: http://www.artesocial.org.br/
Brasil, Ministério da
Educação e do Desporto. Referencial
Curricular para a Educação Infantil. Brasília, 1998.
|
||
MÚSICAS
|
|||
O Meu Chapéu Tem Três Pontas
O meu chapéu tem três pontas Tem três pontas o meu chapéu Se não tivesse três pontas Não seria o meu chapéu
Um, dois, feijão com arroz
Um, dois,
Feijão com arroz; Três, quatro, Feijão no prato; Cinco, seis, Feijão inglês; Sete, oito, Comer biscoito; Nove, dez, Comer pastéis |
A Pulga
Um, dois, três
Quatro, cinco, seis Com mais um pulinho Estou na perna do freguês
Um, dois, três
Quatro, cinco, seis Com mais uma mordidinha Coitadinho do freguês
Um, dois, três
Quatro, cinco, seis Tô de barriguinha cheia Tchau Good bye Auf Wiedersehen |
||
TEXTO 2 - Atividades rítmicas (Resumo)
|
|||
Autora: Cristina M. Brigagão Abalos
As atividades rítmicas
são indicadas para fazer com os alunos no início das aulas. É um momento em
que todos se exercitam juntos, afinados e fazendo a mesma coisa. É muito
diferente do que chegar na classe e começar a falar “ei menino, fica quieto,
vai para o seu lugar”.
Imaginem que, assim como nós, as
crianças vieram de casa com as mais variadas impressões. O que essa criança
viveu desde a hora que acordou até a hora que chegou na classe?
A função principal dos
exercícios de ritmo é harmonizar estas crianças e dispô-las para a
aprendizagem. De forma lúdica e alegre, ensinam-se joguinhos, poemas e
canções executados por todos, com muito movimento e ritmo, “afinando” a
turma. Também se trabalham o esquema corporal, espacialidade, dicção,
atenção, integração social e muitos outros aspectos.
A longo prazo, o
trabalho rítmico desenvolve qualidades e cria disposições e habilidades para
o trabalho teatral.
|
|||