Eixo norteador: Ciências naturais
|
Tema transversal: Geografia, Artes, Matemática, Música
|
Conteúdo: Estabelecimento de algumas relações entre diferentes
espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades
vitais.
|
Duração da aula: Três aulas de 50 minutos
|
Faixa etária: Três anos – Maternal II
|
Objetivos
·
Identificar os animais
·
Ampliar a compreensão que a criança tem sobre
o mundo natural
·
Fazer relações entre diferentes espécies, suas
características e suas necessidades vitais
·
Conhecer o habitat natural de algumas espécies
·
Trabalhar o respeito aos seres vivos
·
Aprofundar os estudos nas características de
uma espécie
·
Estudar as características da galinha
|
Recursos
Galinha, pintinhos e ovos, imagens de galinha, pintinhos e ovos,
recurso áudio visual (data-show, som e computador), papel A3, lápis de cor, músicas
do DVD “A galinha pintadinha”, Livro de estória “Eu protejo a natureza”
|
Metodologia
Fase 1: O professor apresenta o conteúdo a ser estudado convidando os
alunos a cantar o preâmbulo “Pintinho Amarelinho” e em seguida sonda o
conhecimento prévio dos alunos com perguntas:
- Você tem algum animal de estimação? Qual? Quem cuida dele? O que
ele come? Como ele chama? Onde ele vive? - Ele tem pêlo? Pata ou perna? Bico?
Penas? (Devem ser enfatizadas as características dos animais)
Fase 2: Leitura de uma história sobre animais.
Fase 3: O professor passa clipes da Galinha Pintadinha.
Fase 4: O professor mostra aos alunos imagens de galinha, pintinhos e ovos
e solicita que os alunos observem as características. Enquanto observam,
descrevem, e fazem a contagem dos ovos, etc...
Sugestão: O professor leva para a sala de aula uma galinha, pintinhos e
ovos.
Fase 5: Desenho orientado: O professor distribui lápis de cor e papel
A3 e realiza no quadro da sala o passo a passo do desenho de uma galinha, com
ênfase nos detalhes já observados, enquanto os alunos copiam o desenho no
papel.
Fase 7: O professor passa o clipe da Galinha Pintadinha
Sugestão: Ensaios para apresentação de dança com a música.
|
Avaliação
Durante as aulas serão avaliados o envolvimento, a curiosidade, a
participação e o aprendizado das crianças.
|
Referências
Gombert, Jean-René. Eu protejo a natureza. São Paulo: Editora A Girafa,
2007
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de
Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para educação
infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. (Pág.188 a 190).
|
Anexos
Meu Galinho
(CD Galinha pintadinha 2)
Há três noites que eu não
durmo, olará !
Pois perdi o meu galinho, olará ! Coitadinho, olará ! Pobrezinho, olará ! Eu perdi lá no jardim.
Ele é branco e amarelo, olará
!
Tem a crista vermelhinha, olará ! Bate as asas, olará ! Abre o bico, olará ! Ele faz qui-ri-qui-qui.
Já rodei em Mato Grosso, olará
!
Amazonas e Pará, olará ! Encontrei, ola rá ! Meu galinho, olará ! No sertão do Ceará ! |
Pintinho Amarelinho
(CD Galinha pintadinha 2)
Meu pintinho amarelinho
Cabe aqui na minha mão Na minha mão Quando quer comer bichinhos Com seus pezinhos ele cisca o chão
Meu pintinho amarelinho
Cabe aqui na minha mão Na minha mão Quando quer comer bichinhos Com seus pezinhos ele cisca o chão
Ele bate as asas,
ele faz piu piu Mas tem muito medo É do gavião
Ele bate as asas,
ele faz piu piu Mas tem muito medo É do gavião |
Galinha Pintadinha
Pó pó pó pó pó...
A Galinha Pintadinha
e o Galo Carijó a galinha usa saia e o galo paletó
A galinha ficou doente
e o galo nem ligou e os pintinhos foram correndo pra chamar o seu doutor
o doutor era o peru
a enfermeira era um urubu e a agulha da injeção era a pena do pavão
Uiiiii!
Pó pó pó pó pó...
A Galinha Pintadinha
e o Galo Carijó a galinha usa saia e o galo paletó
A galinha ficou doente
e o galo nem ligou e os pintinhos foram correndo pra chamar o seu doutor
o doutor era o peru
a enfermeira era um urubu e a agulha da injeção era a pena do pavão
Uiiiii!
Pó pó pó pó pó...
|